domingo, 8 de abril de 2012

O DERBY PERDIDO NO TEMPO

Passaram 15 anos desde o último Aves - Tirsense,
jogado na temporada 1996/1997.

Aves - Tirsense, aqui em 1973. Fonte - Arquivo Avense


6 de Abril de 1997, Vila das Aves:

Aves e Tirsense defrontam-se numa partida a contar para a 25ª Jornada da "Segunda Divisão de Honra". A equipa visitante, aflita, procura fugir à segunda despromoção consecutiva depois do último lugar na Liga Portuguesa 1995/1996. O Aves, com Luís Campos no comando, segue tranquilo no meio da tabela classificativa. Poucas semanas antes, na Taça de Portugal, o Aves tinha sido afastado pelo Benfica, após 120 minutos que por muito pouco não se transformaram em história para o nosso Clube...

O derby termina com a vitória do Aves por 1-0 e os adeptos avenses despedem-se do Tirsense com lenços brancos. O Desportivo aproxima-se dos lugares de subida, saltando para o 5º lugar da tabela, e o a equipa de Santo Tirso cai para penúltimo, nunca mais recuperando o fôlego e somando apenas 4 pontos nos últimos 9 jogos do campeonato. Foi a segunda de quatro descidas consecutivas do Futebol Clube Tirsense, naquela que foi uma das quedas mais estrondosas de que há registo no futebol Português. 

Passaram já 15 anos (!) sobre esta partida, que foi a última oficial entre as duas principais equipas de futebol do concelho de Santo Tirso. Depois disso, apenas jogos a feijões, com incidência especial nos jogos de pré-temporada. Alguns daqueles que hoje seguem o nosso Clube nunca tiveram oportunidade de assistir ao derby que, noutros tempos, arrastava multidões e enchia os Estádios de Aves e Tirsense.

A rivalidade de longa data entre vizinhos mantém-se apenas nas partidas das camadas jovens que ainda se jogam naquele mesmo campo em que, uma vez, a ramada cedeu ao peso dos adeptos que se apinhavam para assistir a um... Aves-Tirsense.






Ligações:
ARQUIVO AVENSE - Página Principal

Sem comentários: