domingo, 21 de outubro de 2012

VITÓRIA NO DERBY, EM FRENTE NA TAÇA!

3ª Eliminatória da Taça de Portugal
CD AVES 3 - 1 Tirsense



O Desportivo venceu esta tarde o eterno rival F.C. Tirsense por 3-1, na 3ª Eliminatória da Taça de Portugal 2012/2013. A partida só se resolveu após prolongamento, onde o Aves foi superior e resolveu uma partida que se tornou mais complicada do que o início do jogo fazia prever.

O Aves entrou bem na partida e chegou à vantagem logo aos 10 minutos por intermédio de Renato Santos, após uma bela jogada de Mamadu pela esquerda. Depois do golo o Desportivo adormeceu demasiado na partida, permitindo ao Tirsense algum avanço no terreno. No entanto os jesuítas não foram capazes de traduzir esse avanço em oportunidades de golo. Perto do intervalo aconteceu o lance que viria a mudar a partida: Romeu foi expulso depois de uma entrada perigosa a meio-campo sobre o capitão da turma de Santo Tirso. Uma expulsão exagerada que retirou de campo aquele que tem sido um dos melhores jogador do Desportivo esta temporada e que reequilibrou a partida, até aí controlada pelo Aves.

No segundo tempo a turma avense deu a iniciativa de jogo ao Tirsense, mas foi o Desportivo que esteve mais perto de marcar, aos 60 minutos, por Renato Reis, que isolado desperdiçou a oportunidade de estabelecer uma vantagem de 2 golos. Para a última meia hora, o técnico José Vilaça apostou numa estratégia de jogo bastante defensiva, convidando o Tirsense a aproximar-se da área avense. O Tirsense procurava o golo, e construiu um par de jogadas perigosas, mas foi sempre pouco esclarecido no último terço do terreno. Foi então que, numa sucessão de livres algo polémica, os jesuítas chegaram ao empate. Estávamos já em cima do minuto 90. Foi um golo que premiou a insistência dos tirsenses e que obrigou o encontro a  um inesperado prolongamento.

O tempo extra começou com muitas cautelas de parte a parte até à expulsão de Gil, jogador do Tirsense, por entrada dura sobre Mamadu (ficam, tal como no primeiro cartão vermelho, dúvidas quanto à adequação da acção disciplinar do árbitro da partida). O Desportivo voltava a jogar com o mesmo número de unidades que o Tirsense, mais de 50 minutos depois da expulsão de Romeu, e rapidamente aproveitou para tomar conta da partida. Foi só na segunda parte do prolongamento que o Aves resolveu, com Renato Reis e Rabiola a decidir a partida e a estabelecer o resultado final: 3-1 para o Desportivo. Os golos foram obviamente muito festejados pelos atletas avenses: celebrações efusivas e de muita dedicação ao clube, que mostraram que a actual diferença de dimensão de ambos os emblemas não apaga a histórica rivalidade entre Aves e Tirsense.

O Aves passa assim à próxima eliminatória da Taça, deixando assim para trás o eterno rival Tirsense. O Desportivo não fez uma partida muito bem conseguida mas acabou por conseguir um desfecho positivo já que jogou boa parte da partida com menos um elemento em campo. 

O Aves - Tirsense voltou, o Aves ganhou (outra vez) e o reencontro não tem data marcada. Os resultados finais dos dois últimos derbies (o de 6 de Abril de 1997 e este, de 21 de Outubro de 2012) são um espelho perfeito da supremacia avense sobre o FCT nos últimos 15 anos. Para os mais distraídos, recordamos também que o Aves não participa no terceiro escalão do futebol português (actualmente II Divisão Nacional), onde actualmente milita o Tirsense, há quase 30 anos (1983/1984). 

Quando voltaremos a ter derby? Vamos ter de esperar pelo nosso rival (ou por um sorteio da Taça) mais 15 anos? - Crónica por José Fernandes


C.D.Aves-Tirsense
Ricardo Moura Pedro Soares
Leandro (C) Filipe Babo
Mamadu Eduardo
João Paulo Queirós
Élvis Vilaça
Romeu Tiago Lenho
Lourenço André Soares
Vasco Rocha Fabinho
Vasco Matos Pedro Tiba
Renato Santos Rafinha
Dally Pedro Maurício
Entraram Entraram
Grosso Gil Dias
Rabiola Vítor Hugo
Renato Reis Velsoso
T: José Vilaça T: Carlos Pinto

Sem comentários: