quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

FIM DE LINHA NA TAÇA DE PORTUGAL

O Aves está fora da Taça de Portugal depois de sair derrotado por 6-0 frente ao Benfica no Estádio da Luz. Uma derrota pesada, mas que espelha as dificuldades que a nossa equipa passou.

O Aves nunca conseguiu jogar o futebol que queria e cometeu demasiados erros, o que tornou as coisas mais fáceis para o Benfica. Má imagem deixada na Luz, mas que não deve beliscar a campanha que continua a fazer no Campeonato. 

Vamos Desportivo!

Foto: EPA via Record

Crónica da Partida - MaisFutebol:

"O Benfica cumpriu uma mera formalidade a abrir 2013 conseguindo o «carimbo» para os quartos de final da Taça de Portugal em pouco mais de vinte minutos, tantas foram as facilidades concedidas pelo D. Aves na Luz. Rodrigo, com dois golos e duas assistências, e Cardozo, com um «hat-trick», abriram caminho para uma goleada das antigas (6-0) que lhe permite marcar encontro com a Académica e ganhar moral para o primeiro clássico da temporada marcado para daqui a duas semanas.

O D. Aves ainda conseguiu os dois primeiros pontapés de canto do jogo, mas depois desfez-se ao ritmo das investidas do Benfica. José Vilaça apostou numa defesa adiantada no terreno, procurando retirar espaço de manobra ao adversário, apertando o jogo na zona central do terreno, junto ao grande circulo, mas o Benfica, com trinta metros sem ninguém até à baliza de Ricardo, rapidamente contornou esse estratagema. Primeiro com bolas longas para as costas da defesa, com poucos resultados, mas logo a seguir Gaitán mostrou qual era a via mais rápida. Em velocidade pelo flanco direito, abriu caminho e, com apenas seis minutos de jogo, ofereceu o primeiro golo da noite a Rodrigo.

Um golo que expunha todas as fragilidades do Aves que continuou a jogar muito adiantado e sem laterais com capacidade para travar a velocidade que o Benfica impunha nos flancos, particularmente no lado direito, com Maxi e Gaitan a transformarem Mamadu num autêntico pino de treino. Com Bruno César muito ativo na zona central, o Benfica trocava a bola com facilidade e ia avançando como um rolo compressor, obrigando o Aves a uma sucessão de erros. Num mau atraso de Romeu, Cardozo fez o segundo e, logo a seguir, o terceiro, de cabeça, depois de Rodrigo também perceber que o flanco de Mamadu era o mais acessível.

Em pouco mais de vinte minutos, o Benfica tinha a eliminatória resolvida. Depois foi jogar para a nota artística, com todos a quererem mostrar-se. Nolito, muito tempo sem bola, procurava puxar o jogo para o lado esquerdo, Garay também aparecia nos flancos, Bruno César tentava o remate de longe, mas o quarto voltou a surgir com a mesma «receita» inicial: Rodrigo acelerou pelo flanco direito e levantou a bola para nova cabeçada certeira de Cardozo. Foi o vigésimo golo do paraguaio esta temporada, o nono nos últimos quatro jogos (!).

Ainda com quinze minutos até ao intervalo, o quinto esteve sempre iminente, mas ficou adiado para a segunda parte. Jardel tinha terminado o primeiro tempo em dificuldades e Jesus, sem defesas no banco, recompôs a defesa com Matic. O Benfica, já com a barriga cheia, entrou ainda mais guloso para a segunda parte, bem adiantado no terreno. Rodrigo podia ter marcado logo no primeiro lance, mas os minutos seguintes fora do Aves que, agora, tinha mais espaço para correr. Em poucos minutos, os visitantes ultrapassaram os ataques que tinham somado no primeiro tempo, mas faltou-lhes a eficácia do Benfica que acabaria por chegar ao quinto, outra vez por Rodrigo, com um remate cruzado.

Jesus, que apesar da vantagem confortável, não parava de dar indicações desde o banco, trocou Cardozo por Lima. O brasileiro acabou por assinar o sexto, na transformação de uma grande penalidade que era para ter sido marcada por Nolito. Jesus não deixou e quis que fosse o brasileiro, que tinha falhado em Moreira de Cónegos, a ganhar confiança. Desta vez Lima não falhou e até ao final ainda procurou novo golo.

O Benfica, que se tinha despedido de 2012 com um empate, entra agora em 2013 com uma goleada a duas semanas de receber o F.C. Porto para o primeiro clássico da temporada." - MAISFUTEBOL

Foto: zerozero.pt (Carlos Alberto Costa)

Reacções do Aves à derrota na Luz:

"José Vilaça, treinador: «O resultado espelha que foi um jogo sem história para nós. Foi um mau jogo, entrámos muito mal e não estivemos em campo na primeira parte», disse na sala de imprensa.

O técnico espera, por outro lado, que a equipa possa «crescer» com esta derrota.

«São jogos como este que nos fazem crescer, é isto que levamos deste jogo. Mas já acabou e agora vamos levantar a cabeça e concentrarmo-nos no próximo, já no domingo, e no campeonato que é esse o nosso objetivo», referiu.

Leandro: «Antes de comentar a partida, quero pedir desculpa aos adeptos. Não estivemos à altura do jogo, que era uma boa oportunidade para mostrar o nosso valor. Peço desculpa…», sublinhou o jogador do Aves.

O atleta disse ainda que a pesada derrota não vai afetar o grupo.

«A Taça de Portugal é uma competição à parte. Não está relacionada com a 2.ª Liga. Não vai afectar o nosso rendimento no campeonato. Agora temos de nos focar na 2.ª Liga, levantar a cabeça e seguir em frente», explicou." - ZEROZERO

Foto: Site Oficial SL Benfica

Ligações:
MAISFUTEBOL - Crónica da Partida
ZEROZERO - Reações do Aves à derrota na Luz (6x0)
ZEROZERO - Crónica da Partida
ZEROZERO - Ficha de Jogo
ABOLA - Jogo ao Minuto
TVGOLO - Resumo e Golos da Partida

Sem comentários: