segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

REFORMULAÇÃO À VISTA NA LIGA ORANGINA

Fonte: Record

"A Liga de Clubes deverá aprovar na quarta-feira a proposta de regulamentação das equipas B, que prevê a sua entrada direta na Liga Orangina a partir da próxima época.

Tal medida, que implica aprovação posterior pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), obrigará ao alargamento da segunda divisão do futebol nacional na época 2012/13, dos atuais 16 para 22 clubes, de modo a abrir vagas para os seis emblemas que pretendem usufruir dessa possibilidade.

Fonte ligada ao processo disse à Lusa que, além do Marítimo, que mantém a sua equipa B em atividade, já apresentaram intenções nesse sentido FC Porto, Benfica, Sporting, Vitória de Guimarães e Sp. Braga.

(...)"

Ligações:
RECORD - Liga prepara entrada das equipas B na Liga Orangina

14 comentários:

Anónimo disse...

opa acho ke n trara muitos beneficios para os clubes ditos pequenos..So para os grandes, para que criaram a intercalar nao percebo mesmo.. O futebol portugues anda sempre atraz dos interesses dos grandes, isto é um desgosto que a liga me da. Aonde se viu os clubes ter B, na segunda liga profissional, isto não se admite, é por isso que Portugal não tem ligas mais competitivas, as equipas b são precisas mas não aqui por favor não se admite.. Acho que os clubes da segunda não iram deixar avançar isto, tb tem direito.. pelo que ouvi dizer, eles não estao de acordo e acredito que isto não ira passar de ideias dos clubes de sempre... Benfica, Porto, Sporting, Braga,Vitoria... so para não ter os socios a dizer que n apostam nos portugueses.. Ganhai tino, estragar a 2 liga, não obrigada, sabemos que esses clubes não podem subir, mas iram roubar pontos, esses são muito importantes para os clubes pequenos, se reparem, as reservas dos grandes tem qualidade suficiente para darem goleadas a qualquer da segunda, o que acontece que esses mesmo vão ter que apostar em planteis mais fortes, e sem ajudas só trará dividas isto vai assassinar nos aos poucos... é verídico

Anónimo disse...

Que acham disto pessoal?

Vai beneficiar ou prejudicar?

Zé Fernandes disse...

eu acho isto uma parvoíce. não percebo esta entrada directa de mão beijada na 2ª Liga. e 22 clubes?

Claudio disse...

Exactamente ... 22 clubes? é campeonato que nunca mais acaba ... e é muito "esgotante" para as equipas penso eu ... enfim!

Zé Fernandes disse...

22 clubes só pode ser dividindo o campeonato em 2 zonas... (algo que já se falou há uns tempos, se bem me lembro).

Zé Fernandes disse...

(2 zonas, 2 fases... ou algo assim parecido)

Anónimo disse...

Não concordo com a entrada directa das equipas B.

Mas 22 equipas não vejo problemas. O Championship (aka 2ª Liga Inglesa) tem 24 equipas.

Anónimo disse...

Por um lado é bom porque vai permitir encontrar e dar oportunidades a jovens jogadores portugues a entrar na equipa A. Mas entrada directa para a 2º Liga é um insulto a equipas da 2ºB que estão anos e anos a tentar subir, e porque "este ano" a federação lembrou-se das equipas B e e permitir os 6º primeiros da epoca transacta em ter entrada direta na liga, em espanha também existe equipas B a muitos anos mas elas, pelo que sei, começam de baixo e vão subindo até a 2º Liga Espanhola era o que tinha mais lógica porque assim incentivava ainda mais esses jogadores a lutar em campo. Esta proposta ao aves e restantes equipas vai trazer ainda mais dificuldade em apostar em jogadores portugueses, já temos que pagar direitos de formação o que para equipas da 2º liga não é favorável, agora ainda ter os 6º Grandes pelo meio.

Anónimo disse...

na minha humilde opinião isto irá prejudicar todas as equipas da 2ª liga, e um dos pontos mais visíveis será mesmo a falta de jogadores de qualidade para serem emprestados aos clubes da 2ª liga, muitas das equipas vivem desses empréstimos para apresentarem em campo equipas com qualidade... E com equipas B isso vai terminar... Contudo jogadores não faltam a questão é encontra-los antes das equipas B das equipas da 1ª liga...

Tendo em conta que a 2ª liga é super competitiva e que as equipas para manterem-se cá têm de esforçar-se imenso ano após ano é ridículo de um momento para o outro largarem nela de para-quedas 6 equipas... Se quiserem tal coisa que façam por merecer esse lugar...

Agora analisem outra situação, já imaginaram o Porto a colocar uma equipa B com um orçamento de 10milhões de euros por exemplo na 2ª liga? é que as equipas não vão usar só júniores etc, vão usar todos os jogadores que são contratados para a equipa principal e que ainda não conseguiram lugar na mesma...

Se querem dar andamento a esses jogadores emprestem-nos, as outras equipas agradecem...

Há anos atrás diminuímos a primeira liga porque os jogadores se queixavam do número de jogos que faziam, passado pouco tempo inventaram a taça da liga... Então retiram equipas para diminuir os jogos e depois inventam mais uma treta para criar mais jogos? Como é possível reclamarem tanto se noutros países as equipas nas ligas são bem mais... enfim...

Anónimo disse...

Nâo concordo com esta medida.
E essa coisa de apostar mais nos jogadores portuguesas, não é bem assim. Pelo que sei deverá haver um minimo de jogadores (6 se não estou enganado) inscritos nessas ditas "B", vindos da formação. Mas como todos sabemos, esses clubes já poucos atletas portugueses teem na sua formação de juvenis e juniores.
Também se coloca em causa a Verdade Desportiva uma vez que as convocatorias podem ser feitas utilizando todo o plantel( há também uma clausula de que um jogador utilisado na Liga principal, não pode ser convocado para os 3 jogos seguintes da II Liga, ou vice-versa)
Por outro lado, as ultimas jornadas (3 ultimas) estas equipas B teem de jogar entre si, não entrando diretamente na discussão da classificação com os restantes clubes.
Obviamente que mesmo neste caso, todos contam para os possiveis "arranjinhos".
Seria bom que os clubes da II Liga e nomeadamente o CD Aves, clarificassem as suas posições em relação a este assunto.
Não esquecer um pormenor: será mais dificil a manutenção na II Liga se esta proposta for para a frente.

Nota: Alguns dos dados que lanço aqui carecem de confirmação uma vez que isto parece andar um bocado escondido da opinião publica.

Zé Fernandes disse...

O Marítimo B está na zona de despromoção da II Divisão Zona Norte. Se o Aves já foi capaz de vencer o Vitória por 2 vezes este ano, não seria capaz de o fazer à vontade contra o Vitória B?

Ainda alguém se recorda da performance fraquíssima das equipas B de Porto, Benfica e Sporting, há uns anos atrás, na II Divisão?

A II Divisão tem 48 clubes e só 2 sobem à Liga Orangina. Aparecem uns clubes de primeira Liga interessados em fazer equipas B, têm logo direito a entrar no 2º escalão?

e se no próximo ano aparecerem mais equipas interessadas? vai-se aumentando o número de 'vagas' na liga orangina?

Não percebo.

PS: vamos mas é subir de divisão e depois criar uma equipa B, também, para os nossos jovens.

Anónimo disse...

E então se o Aves também quiser criar uma equipa B? Como se resolveria a situação? Nesse caso também teria direito a jogar na 2ª liga. E ia jogar com duas equipas? Ah!, pois é preciso pensar bem no assunto.

EU SOU COMPLETAMENTE CONTRA. NÃO TEM JEITO NENHUM.

Joao Ferreira disse...

pelo que sei e nao é muito, as equipas B nao podem estar na mesma divisao em que está a equipa principal, ex. se o porto B ficar em posiçao de subida a promoçao seria atribuida ao 3º classificado, pelo menos era assim que funcionava e nem pode ser d´outra maneira caso contrário teriamos os campeonatos todos condicionados, o porto B nunca ia vencer o porto e por aí fora!!! estas equipas tb acho que nao podiam disputar a taça.

Anónimo disse...

ISTO É VERGONHOSO BAICHARAM AS CALÇAS AOS GRANDES E DESTRUIRAM O FUTEBOL PROFISSIONAL NA SEGUNDA LIGA.