![]() |
Prof. Neca em 2005/2006 após mais uma subida com o Desportivo das Aves (Fotografia publicada no Jornal OJOGO em Maio de 2006) |
Manuel Gonçalves Gomes ("Prof. Neca" no mundo do futebol) foi hoje afastado do comando técnico do Clube Desportivo Trofense, poucos meses depois de ter assumido o cargo de treinador principal da equipa da cidade da Trofa. Apesar das enormes dificuldades com que se deparou no seu novo clube, o treinador de 61 anos não resistiu aos maus resultados das últimas jornadas: o CD Trofense está apenas um lugar acima da linha de água, com apenas 3 vitórias em 16 partidas.
Com mais de 30 anos de carreira como treinador, Neca já foi treinador adjunto do Benfica, da Selecção Nacional e técnico principal da selecção de Angola e das Maldivas. Além das ligas portuguesas, passou pelos campeonatos de Moçambique, do Kuwait e da Índia. No Desportivo deixou um registo impressionante, contando com 3 subidas à Primeira Divisão do futebol português: 1984/1985, 1999/2000 e 2005/2006.
O busto nunca foi erguido (lembram-se?) mas o agradecimento e admiração que os avenses têm ao técnico natural de Barcelos são eternos. Qualquer que seja o futuro próximo do técnico mais bem sucedido da história do Desportivo: BOA SORTE Professor! E quanto à decisão do Trofense, o mais certo é virem a arrepender-se... "quem não pode comer marisco, come carapau"!